Sustentabilidade

Desenvolver um ambiente sustentável, buscando contribuir para um planeta melhor no futuro é outro pilar do Tia Zarica. Por aqui, preservar os recursos naturais e aproveitar o que é reutilizável é mais do que uma responsabilidade, mas um hábito. As ações vão desde a geração de energia por meio de placas fotovoltaicas à preservação do verde, com a conservação de plantas, árvores e jardins.

São várias as ações desenvolvidas em favor do meio ambiente:

  • Reaproveitamento da água da chuva
  • Aquecimento solar
  • Geração de energia fotovoltaica por meio de placas solares
  • Recolhimento e repasse do óleo de cozinha
  • Árvores e jardins

Geração de energia por meio de placas fotovoltaicas

O investimento de maior porte foi em placas solares geradoras de energia. As primeiras foram instaladas em novembro de 2017.

“Em cerca de oito meses, já haviam sido economizados mais de 10 mil Kwh de energia elétrica. Isso representa 25% do consumo de energia do restaurante e é equivalente a uma economia de mais de 4 mil kg de carvão, se formos pensar do ponto de vista de proteção ao meio ambiente”,
Relata Marcelo Andrade Soares, sócio do restaurante Tia Zarica.
“Devido a esse excelente resultado, decidimos ampliar o sistema antes mesmo de completar um ano”, completa.

A ampliação foi feita em julho de 2018, com a instalação de mais do dobro do número de placas colocadas inicialmente, o que resultou em atuais 108 placas. Isso fez com que o Tia Zarica, em 2018, passasse a fazer parte da lista de estabelecimentos que mais geram sua própria energia na capital mineira.

Reaproveitamento da água da chuva

O sistema de reaproveitamento da água de chuva foi concluído em 2014. São quatro caixas d’água, devidamente tampadas, com capacidade total de 5,5 mil litros, que armazenam e dão novo destino à água da chuva.

Uma vez captada, a água é tratada com cloro, filtrada e depois reutilizada nas descargas dos banheiros e lavagem dos pisos. Quando cheio, o reservatório dura até 20 dias, gerando uma economia diária de 250 litros.

Aquecimento solar

O aquecimento solar existe desde o ano 2000. É usado para fornecer água quente para a máquina de lavar pratos, que consome água a 85º Celsius para a higienização e sanitização de pratos, talheres e copos.

O uso da água aquecida pelo sol reduz o consumo de energia elétrica para o aquecimento da água, representando não só uma economia na conta de luz como um ganho a mais para o planeta.

Repasse do óleo de cozinha a empresa especializada

O óleo que sobra na cozinha é cuidadosamente armazenado em galões e mensalmente repassado a empresas que cuidam do aproveitamento do óleo para a fabricação de produtos como o biodiesel.

Eventualmente, é também doado a escolas no intuito de conscientização de estudantes que fazem a coleta e posteriormente o repasse a empresas especializadas.

Até agosto de 2017, os certificados de destinação de resíduos recebidos pelo restaurante Tia Zarica atestavam o repasse de cerca de 60 litros de óleo por mês. A realidade mudou após a aquisição do forno combinado, que reduziu drasticamente o consumo de óleo pelo restaurante.

Canudos de plásticos opcionais

No início de 2019, o Tia Zarica também decidiu tornar os canudos de plásticos opcionais ao cliente. Foi feita uma campanha de conscientização dentro do estabelecimento e desde então o consumo dos canudos foi bastante reduzido.

Ao mesmo tempo, o Tia Zarica resolveu deixar de embalar os talheres em saquinhos de plástico, mantendo-os igualmente limpos e higienizados em compartimento lavável.